
A história de Raquel Davidowicz é semelhante à de muitos estilistas que relutaram em assumir o ofício por pressão da família.
Durante a infância, a futura sócia e criadora da marca paulistana UMA se esbaldava costurando roupas de bonecas com os retalhos largados pela costureira que trabalhava na casa onde morava, em São Paulo. De família conservadora, com o pai engenheiro e a mãe advogada, acabou optando por uma carreira considerada convencional e, supostamente, mais promissora e segura: odontologia.
Chegou a concluir a faculdade e exercer a profissão. Mas já no início, dividia o tempo entre a cadeira de dentista e o trabalho na confecção do marido, o empresário Roberto Davidowicz.
Abandonando definitivamente a odontologia, entrou na faculdade de moda e fez vários cursos até que, há sete anos, inaugurou a UMA em sociedade como seu marido. Iniciaram, a partir daí, linhas de roupas femininas e masculinas, misturando elementos de alfaiataria com a informalidade do streetwear. Raquel cuidava da criação e Roberto da administração.
A UMA já nasceu com um esquema industrial estruturado, centrado na Confeções Detex, da família de Roberto desde 1963 e responsável pela confecção de outras marcas, como a Deblu e a Lucienne Phillip.
Raquel Davidowicz estreou no São Paulo Fashion Week em 2003, com um desfile que destacou o uso de silks e de tecidos tecnológicos. No lançamento do verão 2004-2005, os modelos da UMA entraram na passarela usando os óculos de aviador da Chilli Beans, em uma parceria entre as duas marcas.
A marca UMA possui cinco lojas próprias, em São Paulo, Campinas e Brasília. A loja principal, no bairro paulistano de Vila Madalena, tem um restaurante anexo, de estilo contemporâneo, o UMA Refeitório. As roupas também são vendidas em multimarcas brasileiras.
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